sábado, 11 de junho de 2011

Menos Calorias, Mais Vida!

Sopa de Grão

Ingredientes (para uma panela grande)
3 canecas (250ml) de grão de bico cozido (+/- 650ml de grão)
1 cebola
1 tomate maduro
1 cenoura
1 batata
1 chávena de café de arroz
Água q.b.
sal q.b.
Preparação
1. Demolhe o grão de um dia para o outro.
2. Coloque o grão numa panela de pressão e junte a cebola inteira descascada. Adicione sal e um colher de sopa de azeite. Junte água até cobrir o grão e a cebola. Tape a panela e, depois de levantar fervura, deixe cozer durante 20 minutos.
3. Numa panela pequena coza o arroz em água e sal. Depois de cozido. Retire da água e reserve.
4. Depois de cozido junte, numa outra panela, o grão, a cebola, a batata, a cenoura e o tomate, cortados em bocados.(Utilizo outra panela para controlar a quantidade de água que necessito) Não deite a água do grão fora.
5. Junte parte da água da cozedura do grão aos legumes e leve ao lume até que os legumes crus cozam.
6. Transforme os legumes num creme com a varinha mágica ou num liquidificador. Se ficar muito espesso junte mais um pouco de água.
7. Verifique o sal e junte o arroz cozido. Mexa um pouco e sirva.
Sugestão: Se quiser pode cozer o grão antes de realizar a sopa e guardá-lo no frigorífico ou congelá-lo. Normalmente, o que fazemos é: demolhamos uma embalagem inteira de grão, cozemos o grão e congelamo-lo em porções para depois utilizarmos em diferentes receitas. Esta sugestão também se aplica ao feijão e a outras leguminosas que precisam ser demolhadas. No entanto, tenha em mente que, se congelar as leguminosas depois de cozidas, não deve congelar o prato que confeccionar com elas. Os alimentos não não devem ser cozinhados, congelados, cozinhados e congelados novamente, pois deterioram-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário